terça-feira, 15 de agosto de 2017

Fabrício


Existem alguns nomes que possuem grande diferença em termos de popularidade entre Brasil e Portugal. Por algum motivo (ou motivos), que por vezes é difícil precisar, um nome pode agradar imensamente a população de um país e em outro quase não ser notado, apesar de se  utilizar o mesmo idioma, no caso o português. Fabrício é um desses nomes, é muito presente entre brasileiros mas pouco lembrado em terras lusas.

Fabrício vem do latim faber e significa artesão ou aquele que trabalha com as mãos. Surgiu através do antigo nome de família romana Fabricius e o significado indica a profissão de seus primeiros portadores (mestre-artesão). Esta era uma família relativamente obscura, mas que ganhou notoriedade através de um de seus membros, o grande estadista romano do século III a.c. Caio Fabrício Luscino (em algumas fontes também é chamado de Gaio Fabrício). Seus descendentes permaneceram proeminentes em Roma por mais quatro séculos.

Um santo e mártir que leva o nome é São Fabrício. É venerado na Diocese de Toledo, na Espanha. Na igreja de Toledo estão manuscritos e documentos a seu respeito, mas pouco se sabe sobre seu martírio. Foi o primeiro bispo do Porto em Portugal e faleceu no século III d.c. na Espanha. Sua memória litúrgica ocorre em 22 de agosto.

Fabrício em outros idiomas:

Fabricio (espanhol), Fabrizio (italiano), Fabrice (francês), Fabricius (antigo romano).

A versão Fabrizio tem um longo histórico de uso ao longo dos séculos na Itália.

Para mim Fabrício sempre foi um nome conhecido, mas não muito usado (para terem uma ideia, só conheci um Fabrício até hoje e é meu primo), por isso levei um susto ao descobrir sua frequência, segundo o IBGE: 167.879 brasileiros se chamam Fabrício, um número alto, sem dúvida! Seus portadores são encontrados com mais facilidade nos estados do Espírito Santo, Amazonas e Amapá. Talvez venha daí a minha surpresa, no estado onde moro (Rio de Janeiro) a frequência já não é tão grande. Os registros de Fabrício no Brasil foram discretos até a década de 60; em anos posteriores foi ganhando mais destaque atingindo seu pico de popularidade na década de 80 (52.095 registros). Nas décadas seguintes caiu um pouco, mas não foi esquecido, mantém uma boa média (43.921 nascimentos nos anos 2000). Conquistou 129 registros em 2016 no estado de São Paulo e Fabricio foi registrado 140 vezes; em 2015 foram 190 registros para Fabrício e 232 para Fabricio.

Em Portugal o cenário muda de figura e Fabrício tem um desempenho tímido. Apesar de ser usado desde o século XIX, como nos mostram os dados do site Associação Amigos da Torre do Tombo, poucos são os Fabrícios portugueses. Ao longo do período que vai 1920 a 1980 obteve um total de 57 registros (entre 2 a 4 registros por ano, mais concentrados na década de 70). Teve uma leve alta em 1979 com 11 registros. Nos dias atuais vai mantendo o mesmo ritmo discreto com 7 registros em 2016, 8 em 2015 e também 8 em 2014 (nesse ano marcaram presença os compostos Fabrício Tiago, Fabrício Miguel, Fabrício Matias e Fabrício Filipe).

Referências:
  • Fabrício Boliveira - ator brasileiro;
  • Fabrício Capinejar - poeta, cronista e jornalista brasileiro;
  • Fabricio Coloccini - futebolista argentino;
  • Fabrício Corsaletti - escritor e poeta brasileiro;
  • Fabrício Dornellas, Fabrício Baiano, Fabrício dos Santos, Fabrício Messias, Fabrício Silva Costa, Fabrício de Souza e Leonardo Fabrício Costa (Léo Costa) - futebolistas brasileiros;
  • Fabrício Guerreiro - lutador de artes marciais brasileiro;
  • Fabrício Melo (Fab Melo) - ex-jogador de basquete brasileiro;
  • Fabricio Oberto - ex-jogador de basquete argentino;
  • Fabricio Ramírez - futebolista espanhol;
  • Fabrício Werdum - lutador de artes marciais brasileiro.
Gosto muito de Fabrício, sua ligação com a Roma Antiga e a grafia longa transmitem uma certa imponência e personalidade. É marcante sem soar pesado. Não consigo vê-lo como nome datado, para mim está longe disso, acho que se encaixa perfeitamente ao uso nos dias de hoje. Fica bem tanto em um adulto, quanto em uma criança. Vejo semelhanças com o meu nome e gosto desse detalhe! 

Apreciam Fabrício?

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Associação Amigos da Torre do Tombo, Baby Names, Behind the Name, IBGE, IRN, SPIE, Wikipédia.

8 comentários:

  1. Significado de Dimitri, por favor!
    Gostaria muito de nomes exclusivos, diferentes masculinos. Estou encontrando dificuldades para encontrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dimitri significa "consagrado à mãe terra, consagrado à deusa Deméter". É a versão russa de Demétrio.

      Sugestões de nomes diferentes paea meninos:
      Adam, Amon, Aramis, Axel, Dante, Elior, Ícaro, Ítalo, Kalel, Kaleo, Mael, Matias, Moroni, Naim, Odin, Oto, Ravi, Ravel, Raoni, Tarso, Uriel, Yannick, Zion.

      Excluir
    2. Amon, apesar de achar lindo, pode ter significados muito obscuros, dependendo da origem e da história por trás, então não indico a ninguém.

      Pará quem estiver curioso:
      "Ser o nome de um deus egípcio, deu rei pagão de Judá, de um comandante nazista e de um demônio não parece ser as melhores referências caso você seja cristão. Se você não liga para isso, Amon é um excelente nome" (Fonte: Blog Por Trás do Nome).

      Excluir
  2. O post está bem legal, como sempre. O significado é bonito e a sonoridade também. Mas prefiro a forma Feminina: Fabrícia.

    ResponderExcluir
  3. Um nome bonito com um significado forte: artesão, o que fábrica; demonstra vontade de criar, talento. Conheço um Fabrício de origem brasileira e italiana muito talentoso, de facto. Em Portugal são apreciados os nomes italianos, por serem relacionados com certo romantismo, por isso esse nome tem boas hipóteses de ser mais usado, é só uma questão de ser mais ouvido. Com uma sonoridade semelhante existe também o nome Bruno e Bráulio. Podem por favor escrever sobre Bráulio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escreveremos assim que possível. Obrigada pelo interesse :)

      Excluir
    2. A sonoridade de Bruno e Bráulio (que nome feio Bráulio), tirando a parte do Br, não tem nada a ver com Fabrício.

      Excluir
  4. Não sabia que tinha tontos tipos de Fabrício meu nome é Fabrício 😁

    ResponderExcluir