sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Larissa - Atendendo a Pedidos



Um dos factores que mais me cativa no mundo da onomástica é ir pesquisar sobre nomes e surpreender-me pela positiva. Este foi o caso de Larissa. Variante do nome Larisa, de origem grega, este nome significa cidadela

Segundo a mitologia grega, a ninfa Larissa tanto aparece como filha ou mãe de Pelasgus, o antepassado dos míticos pelagianos. 

Uma curiosidade interessantíssima que encontrei sobre este nome é que em 1991, uma das luas de Neptuno passou a ser chamada Larissa, em homenagem à ninfa. Larissa é também o nome de uma cidade em Tessália.

Para além de nome mitológico, geográfico e astrónomo, Larissa é ainda um nome religioso, no século IV uma mártir grega foi portadora deste nome e inclusive é venerada como santa na Igreja Ocidental. 

Na minha opinião, Larissa é uma excelente alternativa para quem quer fugir à popularidade de Lara e de Melissa. Lara no ano passado, em Portugal, teve 853 registos e Melissa 140, enquanto Larissa foi escolhido apenas para 39 pequenas. 

No estado de São Paulo, Larissa foi registado 2376 vezes, Lara foi escolhido para 3311 bebés e Melissa para 2771. De acordo com o censo demográfico brasileiro de 2010, a frequência de Larissa é 360.523 pessoas, o auge de registos foi em 2000 e o estado em que este nome é mais registado é em São Paulo.  

Larissa é um nome singelo, cheio de conotações positivas e muito bonito. Considero-o uma escolha perfeita para pais que estão à procura de um nome conhecido mas não extremamente popular e que apesar de simples não fique a dever nada a nomes mais pomposos. Qual é a vossa opinião sobre Larissa?

Fontes consultadas:

Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, ARPEN/SP, IBGE, BabyNamesPedia,Think Baby Names, Nameberry, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia.

10 comentários:

  1. O mundo da onomástica sempre foi fascinante para mim. Olha só que interessante observar o quanto os nomes Larissa e Lanassa tem a grafia e origem semelhantes! Poderíamos pensar até que são "irmãos", mas com trajetórias opostas. Larissa foi bem sucedido, caindo no gosto das pessoas e tornando-o nomes de centenas de milhares de meninas; enquanto Lanassa, caiu em desuso e poucas pessoas já ouviu falar.
    Os 2 nomes são belos, mas fico com a exclusividade de Lanassa. Larissa é tão popular quanto Sofia, Júlia,.. precisa descansar...
    Ana, parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que interessante, é a primeira vez que leio sobre este nome Lanassa não sabia que existia.

      Excluir
  2. Acho Larissa um nome muito bonito mas está popular demais no Brasil, perde um pouco o brilho por esse motivo. Concordo com a Angélica, precisa descansar.

    ResponderExcluir
  3. É um nome bonito sempre o apreciei. Bem, se já é tão utilizado no Brasil acho que por cá Portugal podia começar a ter a sua oportunidade de brilhar.

    ResponderExcluir
  4. Não fazia ideia que Larissa era mitologico! Eu gosto muito de Larissa e a primeira vez que ouvi, e por isso faço sempre essa associaçao, foi no Doutor Jivago,amo a mini-serie e o filme e o livro tambem. Para mim Larissa é a Larissa Antipova:) porque nunca conheci mais nenhuma. No livro o diminutivo da Larissa é Lara.

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Larissa e amo de paixão. É um nome carregado de alegria e significados lindos. Amo mais ainda por minha mãe ter escolhido meu nome ao ler o livro incrível Doutor Jivago quando ainda era jovem, sempre sonhou em ter uma menina para presentear com esse lindo nome. Me sinto muito orgulhosa pelo meu nome!

    ResponderExcluir
  6. Estudei com várias Larissas. O significado não empolgou muito é sempre ouvi "Larissa cara de linguiça", mas é um nome muito bonito. Gosto de nomes terminados em issa como Hadassa, Lanassa, Nerissa. Sobre Raissa, eu prefiro Raíza xD
    Considero Larissa ate bonito, mas tão popular como Júlia rs
    Acho que é um nome que nunca sai de moda

    ResponderExcluir
  7. sempre tive duvidas enquanto o meu nome rs

    ResponderExcluir
  8. Larissa é o nome da minha irmã caçula. Eu acho uma gracinha e gosto do apelido Lari, mas não usaria.

    ResponderExcluir