quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Abdénago


Quantos de vocês conseguiram dizer à primeira? Eu cá não consegui! E pior, não sei se digo da forma correcta: Ab-dé-ná- go (lendo a letra “o” como “u”). Ou se será Ab-dé-na-gô, ou mesmo Ab-dé-na-go ( o “o” como “u”)?

Desta vez começo ao contrário. Ou seja, vou ver primeiro os registos existentes: Em Portugal, o SPIE manda-me, tanto por Abdénago ou Abdenago, rever a ortografia pois o termo não existe. No Brasil, pelo IBGE, dá-me a informação de gráfico não disponível. Temos um nome que é permitido em Portugal, em que provavelmente a grande maioria das pessoas enrola-se para o dizer e pelo retorno de informação nestes dois sites. Começo a  acreditar que só muito remotamente existe um grupo ínfimo de pessoas que conhece um! 
Algo me diz que para encontrar a origem do nome vai ser o cabo dos trabalhos. Caso não encontre a origem, espero pelo menos encontrar  alguém com este nome.

Comecei pela segunda parte. Quis a parte mais fácil, pelo que pesquisa-se no facebook e no google e eis que eles existem! Não quer é dizer que sejam de países lusófonos...

A informação que encontrei foi maioritariamente em língua castelhana. O site www.conmishijos.com diz que é original da região da Babilónia, unindo Ab que significa “servo” e Nebo,  um deus da Mesopotâmia. É variante de Abed-nego, mencionado na Bíblia no Livro de Daniel como sendo o nome dado a Azarias.

O site Babynamespedia, indica ser este a forma espanhola de Abednego, também com significado de “servo/servente” de Nebo, tendo como variantes inglesas – Abednigo e Abednago. Nebo é também conhecido por Nabu, o deus da mitologia suméria da Escrita e Sabedoria, pelo que os poucos sites de língua portuguesa fazem referência a “Servo de Nabu/o”.

É um nome permitido, sem histórico de registos e que me trouxe problemas na sua pronúncia... não sei qual das três formas que encontrei poderá ser a correcta, ou a mais correcta!


Quem goste de nomes mitológicos, presentes na bíblia e mesmo raros, aqui está um. Se é bom ou não, isso depende dos gostos de cada um. 

Fontes consultadas:
IRN, SPIE, ARPEN/SP, IBGE, BabyNamesPedia, conmishijos. 

Margarida Rebelo Madeira

5 comentários: