sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Mavilde


Por vezes tenho a tendência de procurar opções igualmente bonitas e viáveis para os nomes mais populares, e foi assim que encontrei Mavilde, numa tentativa de procurar um nome que substituísse Matilde. Já abordei também no Blog Matilda

De acordo com a minha pesquisa, Mavilde é uma variante de Matilde e por essa razão partilham a mesma origem - germânica, e o mesmo significado - força em combate. 

Não me interpretem mal, mas na minha opinião, Mavilde é muito mais bonito do que Matilde. Talvez a popularidade de Matilde faça com que este antropónimo, para mim, perca o brilho, mas por outro lado, acho a sonoridade e a grafia de Mavilde muito mais cativantes. 

Felizmente, Mavilde é aceite em Portugal. No entanto, os seus registos atuais são praticamente nulos, apenas em 2014 nasceu uma menina Raquel Mavilde. Se formos ver os registos deste nome entre 1920 e 1980, aferimos que Mavilde foi um nome substancialmente registado com um total de 603 registos. 

No estado de São Paulo, não encontrei registos recentes de Mavilde. Segundo os dados do censo demográfico brasileiro de 2010, a frequência deste nome é  de 94 pessoas, Mavilde foi mais utilizado nos anos 50 e o estado onde existem mais mulheres com este nome é no Rio de Janeiro. 

Não sei se estão familiarizados com o filme de animação Hotel Transylvania, mas a personagem principal feminina é uma vampira chamada Mavis. Eu achei Mavis muito querido e aliás, acho que funciona perfeitamente para diminutivo de Mavilde

Confesso que em Portugal, o mais provável era Mavilde ser algumas vezes confundido com Matilde. Mas também não vejo que isso seja um impedimento para que Mavilde não seja registado. Conheço casos de meninas Íris e Ísis que vêem os seus nomes serem trocados com alguma frequência e não é por isso que são antropónimos menos registados ano após ano. 

Eu gosto bastante de Mavilde e vocês?

Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, ARPEN/SP, IBGE, BabyNamesPedia,Think Baby Names, Nameberry, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia.

14 comentários:

  1. Já conhecia o nome só não sabia que era uma variante de Matilde. Gosto do nome. E, espero que essa menina seja tratada por Mavilde, pelo 2º nome. Para dar uso a um nome tão bonito :)

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito, e tal como Malvina, é na minha opinião um nome muito elegante. Mavis é um diminutivo bem querido de Mavilde. Será que existe a variante Mavilda?

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse nome. achei estranho, assim como Malvina, me lembra Malvada.

    ResponderExcluir
  4. Achei Mavilde interessante, não necessariamente bonito, mas interessante. Talvez funcione melhor como segundo nome (me soa como sobrenome).

    ResponderExcluir
  5. Conheço uma senhora e que a chamam de Mabilde, culpa do sotaque do norte ahahah não desgosto de Mavilde.

    ResponderExcluir
  6. Chamo-me Mavilde, e confundem MUITAS VEZES o meu nome. Era o nome da minha avó e quando era mais nova não gostava do nome, contudo à medida que os anos foram passando o nome foi-se entranhando e acho-o lindo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que engraçado.. A minha história é exatamente igual

      Excluir
  7. Nome da minha avó materna :)

    ResponderExcluir
  8. Chamo-me Mavilde e achei muito interessante este blog!Gosto do nome dado que foi uma homenagem que o meu pai fez à sua mãe que também se chamava Mavilde. Desconhecia que existia um registo tão recente de Mavilde dado que só conheço pessoas muito mais velhas que eu.

    ResponderExcluir
  9. Sou Mavilde, registada na Conservatória do Registo civil de Loures em 1967. Para o meu registo com tal nome, teve que o meu padrinho procurar em várias conservatórias de Lisboa, já que sendo um nome comum na região de Braga, não o era na região de Lisboa.
    Mavilde é um nome de origem nórdica, tronco comum com as grandes heroínas wagnerianas, as valquírias: Brunilde.
    Actualmente Matilde é um nome corrente, mas Mavilde continua a ser um nome muito exclusivo!
    Cumprimentos, em especial a todas as Mavilde.

    ResponderExcluir
  10. Olá, me chamo Mavilde e moro no extremo Sul da Bahia. Até então , eu achava que era a única pessoa com esse nome. Feliz em saber a origem do meu nome. Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Eu também acho. Tenho pensado muito nesse nome se tiver uma menina. É mais fácil e suave de dizer o V que o T para mim.

    ResponderExcluir
  12. A minha mãe tem uma prima com esse nome Mavilde. Eu se puser um dia, só ponho esse o meu apelido e o do pai. Ou Amália, ou Marília, Glória. Para já são estes que mais gosto.

    ResponderExcluir