quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Nayeli


Nayeli tem um dos mais lindos significados entre todos os nomes: eu te amo. Sim, eu te amo! Fiquei encantada com esse significado mais que especial e foi o que me motivou a escrever esse post. O significado de Nayeli funciona como uma declaração de amor dos pais por sua filha. O amor é a maior emoção da vida, o mais nobre dos sentimentos e acho incrível poder expressar tanto carinho através de um nome. O doce Nayeli é amável por natureza e está pronto para cativar muitos corações.

Mas de onde vem Nayeli? Certamente é um nome que não se vê com facilidade em nossos países, talvez muitos de nossos leitores nunca tenham ouvido falar dele. A origem de Nayeli é indígena mexicana, mais especificamente zapoteca. Os zapotecas eram o povo nativo do sul do México e antes da descoberta das Américas era uma das sociedades indígenas mais desenvolvidas da época. Dentro da linguagem zapoteca Nayeli quer dizer eu te amo.

É usado principalmente nos Estados Unidos, mais notadamente dentro da comunidade hispânica existente no país. Tem mais destaque na Califórnia, Novo México e Texas, justamente estados situados ao longo da fronteira com o México. Nayeli foi popular no início dos anos 2000, mas sua moda foi passageira e vem perdendo terreno. Ainda se mantém no top 1000 e ocupou a posição #471 no ranking norte-americano em 2016.

No Brasil a frequência de Nayeli é pequena, segundo o censo do IBGE apenas 185 pessoas têm esse nome. No entanto, ao longo do tempo outras grafias foram surgindo e algumas superaram a escrita original, sendo Naiele a que mais se destaca: sua frequência é de 1.450 pessoas. Os números de portadoras de outras grafias são os seguintes: Naieli (720), Naiely (338), Nayele (290), Naielly (207), Nayelle (150), Naielle (84), Nayelli (56) e Naielli (23). O uso de Nayeli no Brasil (e das demais escritas) se iniciou por volta das décadas de 80/90 e atinge seu ápice nos anos 2000, ou seja, é um nome de estilo atual e moderno. As brasileiras chamadas Nayeli residem em sua maioria nos estados do Paraná e São Paulo (para Naiele a maior concentração está no Acre). No ano passado, no estado de São Paulo, Nayeli foi registrado 8 vezes; Naielly obteve 5 registros, Naiely 2 e Naielli 1.

Em Portugal é muito raro e até recentemente não aparecia na lista de nomes admitidos - apenas em meados de 2017 foi autorizado pelo IRN, o que limitou seu uso até então, pois apenas pais portugueses com dupla nacionalidade ou estrangeiros podiam usá-lo sem restrições. Em 2016 não foi registrado, mas em 2015 conseguiu 1 registro.

Referências:
  • Nayeli Rangel - futebolista mexicana;
  • Nayeli é a personagem principal do livro Into the Beautiful North (2009), do escritor mexicano Luis Alberto Urrea. 

Nayeli é bonito, é jovial e leva em seu significado a lembrança do amor e do afeto. Nayeli nos diz "eu te amo" e nós dizemos: como não te amar Nayeli?

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, SPIE, Wikipédia.

45 comentários:

  1. Muito bonito e com Boa vibração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente e lindo... Afinal representa o amor❤

      Excluir
    2. O meu se escreve Naiele e se pronúncia Naiéli, quando procuro o dignidade do meu nome diz que é "ninfa das águas" e que é grego, parece que de acordo com a grafia o significado muda

      Excluir
  2. Nomes indígenas tem me despertado interesse. Gostaria de conhecer mais alguns, outro dia descobri por acaso 2 deles: Vivá e Thayana. Achei-os diferente!
    Embora não goste de multiplicidade de grafias do mesmo nome, gostei do significado de Nayeli. Há uma musicalidade nele.

    ResponderExcluir
  3. Não gostei. Não gosto da sonoridade nem da grafia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não gosto do nome Claudia,a sonoridade élinda basta saber falar direito já que esse é o maior problema das Naiely e suas variedades na escrita

      Excluir
    2. fés meu nome eh nayeli violetta eu nem gosto desse nome claudia

      Excluir
  4. É um nome muito lindo e merecia muitos comentários! Fofíssimo e tem significado mais lindo?! Meu noivo riu da origem "zapoteca", mas gostou mto do nome - ele logo pensou em discoteca! O nome é gracioso e melódico. Acho que poucos nomes com a letra "N" são tão sonoros e femininos! Seria uma linda declaração de amor para uma futura filha ^^
    É um nome que foge do tradicional, mas não é estranho! Enfim, uma graça!
    Amo nomes indígenas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por ter essa consideração com meu nome, me chamo Naiely e fico muito feliz em saber meu significado.

      Excluir
  5. Ameiiiii
    Muito lindo
    Sempre procurei, pelo significado do meu nome mas nunca encontrei
    Até que achei , muito lindo ameiiii😍💓
    O meu nome é Nayelle 💓

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compartilho do mesmo sentimento 😍
      Nunca achava o significado do meu nome, também me chamo Nayelle✨

      Excluir
  6. Olá, me chamo Naiely, tenho 14 anos e nasci em 2005. Minha mãe quis por esse nome em mim pois queria diferente e até pensou que ela criado kkk, mas não já havia registros desse nome. Gosto do meu nome e também do significado, mas as vezes as pessoas acham o meu estranho e tem dificuldades de falar, juro que isso me irrita. Porém, fico muito feliz em me assim pois sei que tem um significado especial que Jesus marcou em mim. Agradeço muito por esse post, pois através dele pude ver que sim sou especial e que o meu nome é lindo. Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Amo esse nome, e coloquei em minha filha, coloquei com a grafia NAIELLY. achei em um app de gravidez e significava sabedoria. Amei saber esse outro significado... Porque eu verdadeiramente amo a minha naielly.

    ResponderExcluir
  8. Engraçado, o nome da minha filha também e Naiêlly. De tds que vi anteriormente o dela é o unico que possui acento😂.
    Achei o nome bem diferente, a escrita inicial seria Naely, por interferência dp pai acabou mudando para Naiêlly Fabian.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que felicidade!! Também me chamo Naiêlly Fabian, nome escolhido pelos meus pais.🥰

      Excluir
  9. Meu nome é Nayeli, e eu gosto muito do meu nome e do significado dele, mesmo as pessoas não sabendo pronunciar ele. <3

    ResponderExcluir
  10. Olá,meu nome também é Naiely,meu padrasto em que me registrou,e gosto muito do meu nome,e não o trocaria por nada porque me sinto muito importante e muito grata por ter tanta personalidadr em meu nome...
    Muitas pessoas tem muita dificuldade em pronucialo então me chamam por apelidos como:Nah,Nana,Nani e Iely.
    Apesar de tudo me sinto muito especial e espero que os registros com os nomes Naiely e suas variações na escristas possam aumentar cada vez mais e mais pois afinal esse nome tem um signicado único.

    ResponderExcluir
  11. Olá, me chamo Naiêlly, eu amo o meu nome, me sinto especial, única (pq é um nome difícil de ser encontrado, além de ter um significado tão lindo)!!

    ResponderExcluir
  12. Muito lindo o significado do meu nome ❤️

    ResponderExcluir
  13. Minha filha tem 17 anos,escolhi pra ela o nome Naiély e ela ama,sempre foi a única no colégio a ter esse nome.carinhosamente chamamos de Nay!

    ResponderExcluir
  14. Do nada escolhi que o nome da minha filha seria Nayeli e quando fui pesquisar se tinha um significado e descobri que é "eu te amo" apaixonei mais ainda. Não poderia escolher um nome melhor para ela, é um nome muito lindo porque a toda hora vou poder dizer a minha filha EU TE AMO 🥰.

    ResponderExcluir
  15. Amei saber o significado do meu nome. Me chamo NAIELY minha minha mãe quem escolheu ele,tenho muito orgulho ainda mais depois de saber a importância do seu significado. S2

    ResponderExcluir
  16. Naiely é o nome da minha filha, eu falo o nome dela como se o é fosse acentuado e o ípsilon tem som de ii tipo Naiêly
    Tem gente que chama ela de Naele, Naiele kkk. Amo esse nome a primeira vez que ouvi foi numa novela do SBT chamada amigas e rivais. E o significado é perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouvi pela primeira vez tbm na novela . E coloquei o nome na minha filha tbm. Realmente é perfeito. A minha é Naielli.

      Excluir
  17. Minha filha se chama Naielli acho lindo e todos amam. Hj ela tem 14 anos...linda e amada como seu nome. Sabia o significado do mas tinha dúvidas sobre a origem. Ela amou esse posto.

    ResponderExcluir
  18. meu nome é Nayelly amei isso significa "amor"

    ResponderExcluir
  19. Eu vendo que sou a única Nayélem��

    ResponderExcluir
  20. O nome da minha netinha, encontrei o significado uma vez e não encontro mais..

    ResponderExcluir
  21. Amei❤️,o meu nome é Nayeli, até um certo período de tempo eu NN gostava do meu nome mais depois comecei a aceitar melhor e agr depois de ler o significado dele eu amo meu nome 😍😍😍😍❤️

    ResponderExcluir
  22. Nada contra quem gosta, mas EU particularmente gosto da sonoridade, nem da grafia porque parece inventado, assim como outros nomes conhecidos no Brasil terminados em ele/elle, eli/elli, ely/elly. O meu, apesar de não ter uma grafia bizarra, se enquadra na primeira opção (é terminado em elle) e não gosto disso, pois tenho que soletrar sempre o finalzinho para que tenham certeza da grafia. Mesmo assim, as pessoas escrevem errado otempo todo e isso me incomoda muito. Então não gosto de nomes assim, pois já sofro com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops, faltou o "não". Quis dizer que "NÃO gosto da sonoridade, nem da grafia".

      Excluir
    2. Quem se chama assim, não me entenda mal. Só não gosto porque já sofro com nomes com mais de uma possibilidade de escrita e já acostumei os meus ouvidos a gostar de nomes que não soem enfeitados. Resumindo: Gosto de nomes diferentes (pouco usados), mas que sejam escritos de forma simples.

      Excluir
  23. Nayeli é o nome da minha filha, achei lindo de primeira e quando pesquisei o significado amei mais ainda.

    ResponderExcluir
  24. Olá , Desde nova amo esse nome ,vi uma vez só e me apaixonei ,Coloquei esse nome Naielly em minha filha , o
    Significado é lindo e esse nome é para mostrá-la o amor imenso que sinto por ela, te amo filha , te amo minha Naielly🥹❤️

    ResponderExcluir
  25. O no.e da minha sobrinha é nayeli, pq eu escolhi a escrita, o nome da mãe dela é nadyelle, aí o dela seria nayelle, sem o d, mas eu pesquisando o significado e era diferente, então mudei a escrita conforme o significado, então ficou nayeli msm, simples porém mt bonito❤

    ResponderExcluir
  26. Lindo nome... só não sei se o meu pai sabia o significado 😅😅😅🙌

    ResponderExcluir