sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Zoé


Sou absolutamente fascinada pelo nome Zoé. Ele é a prova de que um nome não precisa ser longo para ser forte e imponente. Sua letra inicial incomum e sua terminação pouco vista em nomes femininos o tornam único e muito original. Curto, impactante, cheio de personalidade e estilo, Zoé é uma escolha do momento em diversos países e vem desbravando os tops de popularidade pelo mundo. Por enquanto apenas os falantes da língua portuguesa ainda não se renderam ao seu charme. Será que Zoé tem chances de conquistar a atenção de nossos povos?

Zoé é um nome de origem grega e seu significado é dos mais belos e inspiradores que existem: vida. Desde os primeiros tempos foi adotado pelos judeus helenizados como uma tradução grega para o nome hebraico Eva, já que este possui o mesmo significado de Zoé. Foi carregado por duas santas cristãs dos séculos II e III, uma martirizada sob o jugo do imperador Adriano e outra por Diocleciano. O nome era comum no Império Bizantino sendo suportado por Zoé Porfirogênita, uma imperatriz governante do século XI. Foi popular entre os primeiros cristãos como forma de conceder para suas filhas esperanças de vida eterna. No mundo de língua inglesa só começou a ser usado a partir do século XIX. Geralmente tem sido mais comum entre cristãos orientais (em várias grafias).

Zoé (português, francês, húngaro), Zoe (inglês, grego antigo), Zoë (holandês), Zoi (grego), Zoya (russo, ucraniano), Zoja (macedônio, sérvio, croata), Zoè (catalão).
Variantes: Zoey, Zoie, Zooey, Zowie (inglês).

Nos Estados Unidos, na versão Zoe (pronúncia aproximada "zoue"), está em circulação no Top 1000 desde 1880, mas em baixos níveis de uso. Apenas a partir da década de 90 começou a alcançar saltos maiores. Possivelmente o nome se tornou mais popular depois que o casal celebridade Lenny Kravitz e Lisa Bonet nomearam sua filha como Zoë Isabella no final de 1989 (inclusive Kravitz compôs a linda música Flowers for Zoë para sua menina). Atualmente ocupa a posição #35 no ranking norte-americano.

É um nome conhecido e querido internacionalmente tendo destaque nos tops de diversos países como França, Bélgica, Países Baixos, Itália, Hungria, Irlanda, Austrália, Canadá, Inglaterra, México, Nova Zelândia, Escócia, Espanha e Suíça. Zoé irradia vida e energia pelo mundo!

Mas entre lusófonos é ainda desconhecido, por enquanto seu uso não se desenvolveu em nossos países. Apesar de aceito em Portugal, apenas 8 meninas receberam o nome Zoé em 2016 havendo ainda 5 registros  para a grafia Zoe (não admitida, apenas portugueses com dupla nacionalidade ou estrangeiros podem usar); em 2015 foram 5 registros para Zoé e 2 para Zoe. Durante a maior parte do século XX não foi registrado no país.

No Brasil, de acordo com o IBGE, sua frequência é de 1.319 pessoas e apesar do ar moderno seu pico de uso se deu entre as décadas de 30 e 40. Depois desse período seus registros foram diminuindo e  quase foi esquecido, mas apresenta uma leve recuperação nos anos 2000. Suas portadoras estão mais concentradas nos estados da região sul, com destaque para o Rio Grande do Sul. Em 2016, no estado de São Paulo, Zoé obteve 4 registros e Zoe recebeu 13; em 2015 Zoé foi registrado 6 vezes e Zoe 8 vezes.

Referências:
  • Zoé Adjani - atriz francesa;
  • Zoé Félix - atriz francesa;
  • Zoé Héran - atriz francesa;
  • Zoé Kézako - série infantil de animação francesa;
  • Zoë Kravitz - atriz, modelo e cantora norte-americana;
  • Zoé Oldenbourg - historiadora russa;
  • Zoë Saldaña - atriz norte-americana de ascendência porto-riquenha e dominicana;
  • Zoé Shepard - escritora francesa;
  • Zoé Victoire Talon, condessa de Cayla (1785-1852) - amiga íntima e confidente de Luís XVIII;
  • Zoé Valdés - escritora cubana;
  • Zoé - banda de rock alternativo mexicana.
Conheci o nome Zoé através da música Espatódea, do maravilhoso cantor e compositor  Nando Reis, feita para sua quarta filha, nascida em 1999. Seu nome? Zoé, claro! A letra é delicada e por algumas vezes o nome é dito (para ouvir clique aqui). Fiquei encantada e aquele nome pequeno, poderoso e de significado tão bonito, não me saía da mente. O momento coincidiu com a época em que adotei uma das minhas gatas e claro que escolhi Zoé como seu nome! Só não o imagino para uma filha porque já é o nome da minha filha felina, que tanto amo. 

Recomendo o uso de Zoé, é um nome cool, moderno, sofisticado e de muito bom gosto. Tem estilo parecido com o de Cloé , mas o início com Z o deixa mais singular. Zoé e Eva seria um elegante e estiloso par para irmãs. 

Termino o post com um dos trechos mais bonitos de Espatódea:

"Não sei se esse mundo está são
Mas pro mundo que eu vim já não era
Meu mundo não teria razão
Se não fosse a Zoé"

Qual a sua opinião sobre Zoé

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, SPIE, Wikipédia, Youtube.

10 comentários:

  1. Concordo que é um nome poderoso sim, e muito na moda

    ResponderExcluir
  2. Acho lindo! Tão pequeno e tão marcante!

    ResponderExcluir
  3. Vai ser o nome da filha da Sabrina Sato \o/
    Amo!

    ResponderExcluir
  4. O post é de 2017, mas vim descobrir mais sobre o nome, após o post da Patrícia sobre nomes terminados com "é", de 2019. Admito, tinha um pé atrás com o nome por causa do verbo "zoar", na forma conjugada "zoe". No Brasil existe muito bullying e eu costuma pronunciar com a letra "e" fechadas
    (^) mesmo com o acento agudo ...Bom, como a Patrícia disse o acento agudo no "é" muda toda entonação do nome e ele se ilumina! Eu achei lindo na música do Nando Reis! Gostei de saber que é uma variação de Eva e que tbm santas católicas eram portadoras deste nome. Parabéns pelo post! Fez com que eu gostasse do nome ^^

    ResponderExcluir
  5. Eu acho lindooooooo! e sendo católica nem sabia que existia duas santas com esse nome.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho uma Zoé... Nasceu em 2015!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho uma Zoé ❤️ nascida em 2021

      Excluir
  7. Minha filha nasceu em 2012 e colocamos o nome dela de Zoeh. Ela ama o nome dela .

    ResponderExcluir