quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Doroteia


Doroteia é um nome de origem grega que significa presente de Deus. É um nome muito marcado na religião e na literatura sendo, portanto, ótimo para nomear meninas cujos pais tenham esses interesses. 

As versões mais comuns deste nome são Dorothea e Dorothy (utilizados em países de língua inglesa).

Na religião, Doroteia de Cesareia foi uma crente conhecida por oferecer a sua virgindade a Deus e por esse motivo foi perseguida e martirizada. Outra portadora notável deste antropónimo foi Doroteia de Montau, uma cristã visionária que foi inclusive canonizada, ela foi tão importante que é a padroeira da Prússia. 

Na literatura o nome Doroteia foi utilizado por Miguel de Cervantes em Dom Quixote e por George Eliot em Middlemarch, mas onde recebe o holofote da fama é no conto infantil O Feiticeiro de Oz/O Mágico de Oz que conta a história de uma menina aventureira chamada Dorothy.

Outras grandes personalidades portadoras deste nome foram Doroteia Dix, uma ativista das enfermeiras durante a Guerra Civil e Doroteia Lange, conhecida pelos seus retratos feitos na época da Grande Depressão. 

Várias rainhas consortes também se chamavam Doroteia, entre elas, as rainhas da Bósnia, Dinamarca, Noruega, Prússia e Rússia. 

Mas e qual é a popularidade de Doroteia em Portugal e no Brasil? Em Portugal, já faz alguns anos que Doroteia não é registado. No entanto, entre o espaço de tempo que decorreu entre 1920 e 1980 o nome foi sendo substancialmente utilizado. Os anos de maiores registos foram em 1925 com 12 bebés Doroteia, 1928 com um total de 10 registos e 1940 ano em que nasceram 8 pequenas. No site Nós Portugueses encontrei imensos registos de Doroteia e alguns compostos muito bonitos, entre eles, destaco Águeda Doroteia e Doroteia Emília. Vou deixar o link aqui caso queiram conferir a presença de Doroteia em Portugal. 

No Estado de São Paulo, à semelhança de Portugal, não foi um nome recente para nomear as recém-nascidas. No entanto, podemos afirmar que já foi um nome com um pouco mais de ênfase no Brasil. De acordo com o censo demográfico brasileiro de 2010, a frequência de Doroteia é quase 5 mil pessoas. O seu apogeu de registos foi na década de 1960 e o estado com mais mulheres portadoras deste nome é o Amazonas. 

Estamos perante um nome cheio de força e história. Os poucos registos em ambos os países podem ser aliciantes para os futuros pais que querem fugir dos nomes mais comuns. Eu considero o nome interessante e vocês? Que impressão têm de Doroteia


Fontes consultadas:

Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia.  

45 comentários:

  1. Dorothy é realmente a versão mais bonita. Doroteia eu acho muito senhora para uma criança, rsrs.

    Beijos!

    Blog da Sah ♡ | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  2. Também acho que seja um nome interessante, embora um pouco altivo, na minha opinião. Associo-o a nomes como Francisca, Caetana...que nao me transmitem doçura. Podem escrever sobre o nome Lice? Vi que é um nome pertencente ao dialeto Mirandês. Seria uma alternativa interessante a Alice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Csof, obrigada pela sua sugestão. De facto, Lice é um nome pertencente ao dialecto Mirandês que vem de Alice e para quem procura um nome exclusivo não tenho dúvidas de que é uma excelente opção.
      Não iremos abordar o nome Lice isoladamente, mas iremos fazer uma publicação dedicada aos nomes do dialecto Mirandês :)

      Excluir
    2. Que bom, por acaso estava interessada nessa listinha de nomes :) obrigada

      Excluir
  3. "Maria Doroteia Joaquina de Seixas Brandão , foi uma das mulheres envolvidas na Inconfidência Mineira, e noiva do inconfidente, jurista e poeta Tomás Antônio Gonzaga, de quem supostamente recebeu a homenagem registrada nos versos da obra Marília de Dirceu."

    "Maria Doroteia Amália da Áustria (em alemão: Maria Dorothea Amalie; 14 de junho de 1867 - 6 de abril de 1932), foi um membro da linha húngara da Casa de Habsburgo-Lorena e uma arquiduquesa da Áustria e princesa da Boémia, Hungria e Toscana desde o nascimento"

    Fonte:Wikipédia




    ResponderExcluir
  4. Dorothy é mais legal. Está intrisecamente ligado ao MÁGICO DE OZ.

    ResponderExcluir
  5. Acho um nome bem diferente....
    https://blogdajenny2014.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Acho que não vi ninguém com esse nome, é bem diferente!

    ResponderExcluir
  7. Que lindo o significado do nome Doroteia, eu não conheço ninguém com esse nome é um nome bastante diferente, realmente ele é um nome bastante interessante, bjs.

    ResponderExcluir
  8. Doroteia pra mim.é nome de senhora mesmo kkkk. Em criança não fica legal não. Mas vai da opção dospais neh. Doroti é mais mocinha. Esse eu gostei mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você acha que Dorotéia é um nome de senhora talvez tu sejas muito mais senhora que o próprio nome kkkk bjs

      Excluir
  9. oi!
    Que lindo nome <3 eu amei Dorothea ou Dorothy é uma otima sugestão de nome.
    bjo

    ResponderExcluir
  10. Eu conheci uma Doroteia. É um nome bem interessante sim !

    ResponderExcluir
  11. Gostei de saber mais sobre a origem desse nome.
    big beijos

    ResponderExcluir
  12. Que legal conhecer mais sobre esse nome, que é bem conhecido!
    Beijos
    Encantos da Sil

    ResponderExcluir
  13. Primeiro nome que vc postou que não me deixou encantada rsrs mas ah nomes para todos os gostos neh!!! Eu não conheço nenhuma Dorotéia se conhecesse acho q chamaria ela de Téia!!! bjuss

    ResponderExcluir
  14. Oi =)
    Eu adoro esse nome ❤ acho tão fofo, e a versão inglesa Dorothy é uma das minhas favoritas (além de me lembrar um dos meus filmes favoritos 'O Mágico de Oz').
    Não conhecia seu blog, ainda, vou 'visitar' outros nomes por aí, quem sabe eu não encontro o meu rs

    Beijos de Luz,
    Marinah | Meu Doce Apartamento - Crochê, Mesa Posta, Caseirices e muito amor!

    ResponderExcluir
  15. Não tinha conhecimento que o nome Doroteia tinha um peso histórico tão grande. Atualmente esse nome não é tão comum. Apenas conheço uma pessoa com esse nome. Obrigada por partilhares essa informação.
    Bjnhs

    ResponderExcluir
  16. Tem muitos anos que eu não escuto esse nome. Eu acho um nome muito bonito.

    ResponderExcluir
  17. Que legal um blog especializado em nomes! Dorotéia realmente não é muito comum né, deve ser por isso o estranhamento

    ResponderExcluir
  18. esse nome eu acho muito fofo nao sei porque mais não é um nome muito visto por ai eu vi apenas em tv

    ResponderExcluir
  19. É bem incomum mesmo, e a versão inglesa é mais bonita rs.

    Beijo!
    www.coresdovicio.com.br

    ResponderExcluir
  20. Gostei de saber mais sobre a origem do nome e de fato Dorothy é a versão mais bonita dele.

    ResponderExcluir
  21. Hey, um nome bem diferente e peculiar, a origem é legal e interessante.. mas não sei, de alguma forma esse nome me gera uma aversão, deve ter sido por causa de algum filme que eu tenha visto hahaha Dorothy é bem mais legal e não tão pesado!

    Beijos !

    ResponderExcluir
  22. Dorothy é a mais linda. Importante saber os registros por esse motivo vejo pessoas mais velhas com esse nome. Acredito que é de época. Seus posts são sempre muito completos e tiram todas as dúvidas. Me lembrou a a abreviatura de Dory de "Procurando Nemo" kkll
    Beijinhos queridas.

    ResponderExcluir
  23. Olá! Nao sabia essa história por trás do nome.. É incrivel como um nome pode trazer tanta bagagem.. Mas Doroteia não consigo imaginar uma criança com esse nome.. Mas Dorothy é lindo <3
    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  24. Oi.
    Tudo bom?
    Confesso que não gosto muito do nome, mas sei significado é bem bonito.
    Adoro suas postagens.
    Posso dar uma sugestão? Minha filha se chama Eduarda Vitória, você poderia trazer uma postagem com os significados?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michelle, muito obrigada pelo seu comentário. Tanto o nome Eduarda como o nome Vitória já foram abordados aqui no Blog.
      Link do post sobre Eduarda: https://oblogdosnomes.blogspot.pt/2015/12/eduarda.html
      Link do post sobre Vitória: https://oblogdosnomes.blogspot.pt/2015/06/victoria.html
      O significado de ambos os nomes juntos é guardiã da riqueza vitoriosa :) Que significado tão forte e bonito! Espero ter ajudado.

      Excluir
  25. Olá, tudo bem?

    Sempre que vejo o nome "Doroteia" lembro da empregada de um filme, que ajudava muito a personagem principal e que assim acabei me afeiçoando bastante. Adorei conhecer o significado do nome, é muito bonito. Amo suas postagens e adorei o post de "Alice" rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Que nome tão lindo *-* faz lembrar nome de princesa!!!

    Beijinhos
    Blog:ritacheeksandfreckles.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  27. Que nome diferente, nunca tinha ouvido falar. Amei saber

    ResponderExcluir
  28. Sempre adorei o nome Dorothy desde pequena por conta do Mágico de Oz hahahaha A origem desse nome é ainda mais bela!

    ResponderExcluir
  29. Eu não conheço ninguém com esse nome é um nome bastante diferente, porem achei LINDO

    ResponderExcluir
  30. Oi, tudo bem? Gostei do nome dessa vez. Dorothy me fez lembrar do Mágico de Oz. Tirando a literatura nunca conheci ninguém com esse nome, uma pena. Interessante saber sua origem. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  31. Na hora que li esse nome lembrei da menininha do quintal da cultura que se chama Dorotéia hahahaha. Particularmente não é um nome que eu goste rs. Mas adorei saber um pouco mais sobre a história.

    ResponderExcluir
  32. Super legal esse nome, nunca conheci ninguém que se chamasse Doroteia, mas Dorothy eu já conheci. Adorei saber mais sobre sua origem.

    ResponderExcluir
  33. Gostei de saber mais sobre esse nome. Como a maioria das pessoas, acho que Dorothy soa mais bonito, mas não sei explicar porque rs.

    Beijinhos <3 Blog Tanamoda / CK Designs / Rede Natura

    ResponderExcluir
  34. Também acho muito interessante. Qualquer coisa nele me cativa, não sei explicar. Acho pesado mas gosto muito.

    ResponderExcluir
  35. Não conheço ninguém com esse nome mas gostei de pensar em como fica bem! Doroteia tem um tom delicado mas forte ao mesmo tempo, nem sei explicar. O seu background é também muito belo!

    ResponderExcluir
  36. Adorei saber sobre a origem do meu nome.

    ResponderExcluir
  37. Me chamo Doroteia recebi esse nome por que meu pai achou interessante por ser o nome de uma Santa , sou uma pessoa muito forte ja passei por muitas lutas e sobrevivi a todas rsrs .

    ResponderExcluir
  38. Me chamo Doroteia Aparecida não gostava do meu nome,mas aprendi a gostar já faz tempo. Diante do significado achei muito bom e interessante.

    ResponderExcluir