quinta-feira, 9 de julho de 2015

Martina


Martina é um nome de origem romana que significa "da guerra", "deusa da guerra",  "guerreira" e "consagrada ao deus Marte". É a forma feminina de Martim e ambos derivam do latim Martinus, um diminutivo de Marte, nome do mitológico deus romano da guerra.

O seu forte significado contrasta com a sua doce terminação -ina, terminação esta muitíssimo apreciada por muitas pessoas tendo em conta a popularidade de outros nomes com a mesma finalização, como Valentina e Carolina

O nome Martina, até aqui pouco conhecido dos portugueses, poderá vir a se tornar mais familiar tendo em conta a mais recente mudança do nome da famosa personagem dos livros infantis "Anita" para "Martine", sendo este o nome original da famosa menina. 

Martina é muito usado em países do norte da Europa e outros países como Itália e Espanha, tendo uma posição sólida no top dos nomes mais usados nos últimos anos.

De fácil pronunciação e facilmente reconhecido em qualquer parte do mundo, eu imagino Martina uma pérola prestes a ser descoberta, e não me admiraria que começasse a subir no ranking de nomes registados nos próximos anos.

Algumas celebridades com o nome Martina:
  • Martina Arroyo, cantora de ópera;
  • Imperatriz Martina, sobrinha e segunda esposa do imperador bizantino Heraclius;
  • Martina Higgins, tenista suíça;
  • Martina de Roma, uma mártir cristã;
  • Martina foi também o nome escolhido pelo famoso ex-jogador português Luís Figo e sua mulher Helen Svedin para uma das suas filhas.
Num pais em que Martim é tão popular nos últimos anos, não vejo porque Martina não seja do agrado dos portugueses.

É um nome forte, carismático e internacional. Para mim só tem pontos positivos, e não vejo como errar ao escolher dar este nome à uma menina nascida em 2015.

Cláudia Barata Sandal.

Vocês acham que Martina poderá tornar-se mais usado? O que pensam deste nome?
Não deixem de comentar!

20 comentários:

  1. Gosto de Martina! Se levar o significado no sentido literal, fico um pouco desiludida, mas se o levar para um lado mais abstracto em que Martina significará guerreira, acho bem mais simpático!
    Acredito que será um nome bem mais conhecido da população portuguesa, mas não creio que se reflicta em muitos mais registos (só as estatísticas de 2015 para nos dizer)! Acho perfeitamente usável e muito amoroso. Uma ótima aposta!

    ResponderExcluir
  2. E um bom nome mas n vai cg
    Chegar muito além

    ResponderExcluir
  3. Acho um nome simpático e prático, é feminino mas sem ser muito doce , é discreto sem ser apagado. Acho um bom nome e fato de ser internacional conta muitos pontos a seu favor.

    ResponderExcluir
  4. Adoro o nome! Qto ao significado ja n sou mto apreciadora!

    ResponderExcluir
  5. Não posso amar mais... E essa foto? Tão espoleta quanto imagino uma Martina <3

    ResponderExcluir
  6. eu tenho uma marthina nascida em 2015, oque falar do nome? lindo, feminino, delicado, tudo a ver com a minha boneca

    ResponderExcluir
  7. Me chamo Martina e tenho 19 anos, a pelo menos uns 11 procuro saber o significado do meu nome, sempre sofria quando as professoras pediam pra pesquisar o significado por que mesmo procurando na internet não achava nada. Hj fico feliz por finalmente ver o significa e não só isso mas de onde ele vem, que é um nome internacional e além disso q varias pessoas acham ele bonito 😍😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Martina, acho seu nome lindo! Usaria em uma filha com certeza. Viu quantas opiniões positivas? E a galera aqui é sincera e entendida de nomes... Certeza que você se destaca da multidão por ter um nome diferente e tão bonito.

      Excluir
  8. Adoro! Acho lindo, chique, diferente! Traz personalidade a quem tem esse nome! Com certeza colocaria na minha segunda filha!

    ResponderExcluir
  9. É o nome da minha filha, nascida em 2016. Acho lindo!! Vi pela primeira vê na tv em 2015, no miss brasil. Além de lindo acho um nome fácil de escrever, e que ainda não é muito comum.

    ResponderExcluir
  10. Nunca encontrei alguém com o mesmo nome ...a única coisa que encontrei com meu nome escrito foi uma plaquinha que minha toa trouxe de uma viagem que fez a França

    ResponderExcluir
  11. Eu amo o nome Martim! Sobre Martina, pensava que era um diminutivo de Marta. Sabe aquele nome que você ouve e começa a pensar. Aconteceu o mesmo com Abigail e Eulália...são intrigantes para mim. Gosto da terminação "tina"...Mas o conjunto tenho que pensar. É bonito, mas não sei se usaria, mas gostaria de ver meninas com esse nome.

    ResponderExcluir
  12. Me chamo Martina e esse era o nome de minha avo castelhana. Quando era crianca achava horrivel e dizia que meu nome era Marta. Hoje aos 67 anos ja acostumei. Conheci varias Martinas bem mais jovem do que eu.Agora ate gosto

    ResponderExcluir
  13. Nome lindo,doce,diferente e com certeza de uma guerreira é o nome que eu escolhi para colocar na minha filha que nasce agora em 2020 Deus é maravilhoso pois este nome ja está fazendo a diferença para mim ...

    ResponderExcluir