quarta-feira, 1 de julho de 2015

Timóteo


Timóteo teve origem no grego Timótheo, é formado pela união de timão que significa “honrar/respeitar” e théos que quer dizer “deus”. Significa então “o que honra a Deus” ou “o que respeita Deus”. Acho este nome muito engraçado e querido, e imagino logo os diminutivos “Tim” e “Timy”.

Colocado na categoria dos nomes raros, devido à sua impopularidade, já que teve apenas 1 registo em 2015 como 1º elemento de nome, no entanto foi utilizado em 2 compostos: Miguel Timóteo e Lucas Timóteo.

Podemos conhecer este nome devido ao bispo Timóteo referido no Novo Testamento da Bíblia, assim como numa grafia diferente, devido a 2 atores americanos, Timothy Olyphant e Timothy Omundson.

Acho um nome muito querido e perfeitamente usável neste tempo. A sua pronúncia tem uma harmonia engraçada e divertida. É um nome diferente, agradável, pouco usado e tudo isto o torna interessante e aliciante. Aos ouvidos de alguns pode soar um pouco “antigo” mas só até se familiarizar. Coloco-o ao mesmo nível de Teodoro, pois ambos são da mesma “época”. Aproveito agora para mencionar que Timóteo & Teodoro formavam um par lindo. Era capaz de utilizar Timóteo, pois acho um nome muito atrativo, encantador e agradável ao ouvido.

Diana Silva.

E vocês o que tem a dizer sobre Timóteo?

12 comentários:

  1. Concordo contigo Diana, Timóteo é amoroso! Não tenciono usar, mas acho uma boa escolha.

    ResponderExcluir
  2. Adoro, acho mesmo querido :D Usava!

    ResponderExcluir
  3. O nome e feio a meu ver :( o miudo e lindo kkk

    ResponderExcluir
  4. Não gosto, não vejo beleza nesse nome...

    ResponderExcluir
  5. Acho ok, mas não usaria.

    ResponderExcluir
  6. Não gosto. Mas Timothy já acho piada, mas não para ser usado em Portugal.

    ResponderExcluir
  7. gosto mt! cada dia gosto mais...mt fofo ...e tb adoro o diminutivo Tim ou Timmy.

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito de Timóteo e o tenho em minha lista, mas não sei se realmente considero usá-lo. Adoro os apelidos *-* é um nome, de fato, muito querido!

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito de Timóteo, muito. Em criança li e tê-lo um livrinho cujo personagem principal era o Teo: Teo vai às compras. Já não me lembro se era Teo de Teodoro ou de Timóteo...São ambos nomes bem queridos

    ResponderExcluir