quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Lucas


Lucas é a forma latina do grego Loukas, cujo significado é vindo da Lucânia (antiga região na Itália). A origem de Lucânia vem da raiz lyke, luc, luk (luz), podendo ser traduzida como "terra da luz". Por isso, ao nome Lucas também é atribuído o significado de iluminado. São Lucas é um dos santos mais populares da igreja católica e autor do terceiro livro da Bíblia no Novo Testamento. São Lucas foi um doutor que acompanhou São Paulo em suas viagens e relata em seu livro a vida de Jesus e de seus discípulos e apóstolos. Evangelista cristão de formação grega nascido em Antióquia, na Síria, autor do terceiro dos evangelhos sinóticos e dos Atos dos Apóstolos, seus textos são os de maior expressão literária do Novo Testamento. Por seu estilo literário, acredita-se que pertencia a uma família culta e abastada e, de acordo com a tradição, exercia a profissão de médico e tinha talento para a pintura. Converteu-se ao cristianismo e tornou-se discípulo e amigo de Paulo de Tarso, porém segundo seu próprio relato, não chegou a conhecer pessoalmente Jesus Cristo, pois ainda era muito criança quando este foi crucificado. Paulo o chamava de colaborador e de médico amado e, segundo o testemunho dos Atos dos Apóstolos e das Cartas de São Paulo, que constituem os únicos dados biográficos autênticos, acompanhou o apóstolo em sua segunda viagem missionária de Trôade a Filipos, onde permaneceu por seis anos seguintes. Depois novamente acompanhou Paulo, desta vez  numa viagem de Filipos a Jerusalém. Também esteve presente na prisão do apóstolo em Cesaréia e o acompanhou até Roma. Com a execução do apóstolo e seu mestre, deixou Roma e, de acordo com a tradição cristã, enquanto escrevia seu Evangelho, teria pregado em Acaia, na Beócia e também na Bitínia, onde teria morrido. Porém existem várias versões sobre o local e como morreu. Uma versão registra que foi martirizado em Patras e, segundo outras, em Roma, ou ainda em Tebas. Comprometido com a verdade histórica, registrou em seu evangelho o que ouvira diretamente dos apóstolos e discípulos que testemunharam a vida de Jesus. Uma tradição bizantina mais tardia, no século VI, quase com certeza apócrifa, considera que ele também se dedicava à pintura e chegou a lhe atribuir alguns retratos de Maria. O exame do vocabulário de seu Evangelho levou a crítica moderna a confirmar a antiga tradição de que era um médico e excelente escritor, preocupado em manter-se fiel aos fatos históricos e, politicamente, com as injustiças sociais. Seu símbolo como evangelista é o touro e, na tradição litúrgica, seu dia é comemorado em 18 de outubro.


Lucas é um nome extremamente comum em quase todos os lugares do mundo, isto porque este nome é internacionalmente reconhecido e tem uma pronúncia fácil em quase todos os idiomas. Em Portugal chegou, como os próprios portugueses dizem, "com ares brasileiros" e foi cada vez mais adentrando a cultura portuguesa a ponto de ganhar muitos adeptos e chegar à melhor posição: hoje ele está na 19ª colocação em Portugal e com previsão de aumentar a cada ano. Já no Brasil, Lucas se tornou comum a partir do final dos anos 90, onde teve seu maior auge, principalmente nos anos de 98, 99 e 2000, e depois disto nunca mais parou de ser usado. Lucas é, sem dúvida, um dos 10 nomes mais comuns no Brasil e um dos poucos que é o queridinho independente da região do território brasileiro. Para aqueles(as) que gostam de nomes mais comuns, de fácil aceitação, internacionais e bíblicos, Lucas é a opção perfeita para sua escolha.


Particularmente, excetuando o fator popularidade, eu vejo muita beleza no nome e todas as suas qualidades fazem com que me aproxime mais ainda dele.

E vocês, acham que a popularidade tira um pouco o brilho de Lucas ou não?

9 comentários:

  1. Apesar da popularidade, não consigo me desfazer de Lucas. Acho lindo e como já diz o significado, é um nome iluminado.
    E vai que a popularidade cai um pouco quando eu tiver um filho?

    ResponderExcluir
  2. Gosto bastante de Lucas. Pequeno, simples e com uma coisa muito importante, o som é muito bonito

    ResponderExcluir
  3. Lucas é um nome muito bonito, diria até q lindo, queridíssimo no Brasil, mas essa superpopularidade o deixa meio ofuscado, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  4. A popularidade tira um pouco do brilho, mas não deixa de ser bonito.

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de Lucas, era capaz de o usar, se não tivesse outros preferidos à sua frente!

    ResponderExcluir
  6. É comum demais pra mim, mas não deixa de ser bonito :)

    ResponderExcluir
  7. Nome do meu irmão, que eu escolhi. Foi uma das poucas opções que foi unanimidade na família. A popularidade não tira a beleza do nome

    ResponderExcluir