segunda-feira, 20 de junho de 2016

Rafaela


Um nome moderno, um nome contemporâneo, muito feminino e com uma aura muito forte e romântica. Adoro-o, acho-o giríssimo! Tem uma pitada de italiano que lhe dá muita frescura e um ar sensivelmente descontraído, quase de artista! E não é só a mim que Rafaela atrai. Afinal de contas, não é um nome que nos seja indiferente, pelo que nos dizem os tops nacionais do Brasil e de Portugal, com Rafaela muito bem posicionado na 22ª posição em terras brasileiras e na 41º posição em terras lusas.

É curioso que os portugueses tenham abraçado Rafaela com tanto carinho. Já por várias vezes foi dito em publicações aqui d'O Blog que realmente os portugueses não são os maiores fã de nomes femininos terminados em –ela, que têm muito pouca tradição no nosso país com exceção de Manuela. No abrir da década de 70 começou a época dourada de Anabela e foi também nos anos 70 que começaram a aparecer as Danielas. Talvez com esta abertura recente a estes nomes, o povo português começou a apreciar novamente Gabriela e deu oportunidade a Micaela e Rafaela (até 1980 era de uso muito raro). Se repararmos, são todos nomes cujos masculinos têm grande impacto na nossa sociedade e estão todos associados à religião e aos anjos. Hoje em dia, Rafaela (191 registos em 2015) é o segundo nome feminino com esta terminação mais usado em Portugal, apenas destronado por Gabriela (354 registos em 2015).

Apesar de no Brasil esta terminação ser comparativamente muito mais apreciada, Rafaela parece ter tido uma evolução muito semelhante. Os dados do IBGE dizem-nos que até 1960 este era um nome muito raro no país, contando com cerca de 300 registos anuais. A partir de então, Rafaela começou a conquistar corações, de forma tão rápida, tão veloz, que em 1990 a média de registos anuais era já de 117 mil nascimentos! Absolutamente incrível! Os dados do IBGE também nos dizem que a partir deste marco nos anos 90, Rafaela começou a diminuir a sua popularidade mas ainda assim o número de Rafaelas a nascerem nos nossos dias é ainda muito (muito) elevado. De acordo com a ARPEN, só no Estado de São Paulo, em 2015, nasceram 1921 meninas chamadas Rafaela e 1249 com a grafia Rafaella. A enorme popularidade deste nome do Brasil ao longo de 50 anos estará, certamente, a elevá-lo para o estatuto de clássico contemporâneo!

Em Portugal, será difícil o nome alcançar este estatuto. Apesar de estar a ser muito usado, pelo menos, há 10 anos, Rafaela parece não ter atingido os extraordinários números de nomes como Matilde ou Leonor e é ainda precoce fazer uma análise à sua estabilidade e à sua capacidade de cativar os portugueses ano após ano. Se acontecer que Rafaela desapareça das escolhas dos portugueses no espaço de 5 ou 10 anos, o mais provável é que se torne um nome datado, demasiado utilizado pelas gerações nascidas nos anos 2000-2020, e, portanto, antiquado para as gerações vindouras. Espero que não, sinceramente.

O que realmente começa a acontecer é a passagem de Rafaela para segundo elemento dos compostos, que também se destacam por serem pouco convencionais no sentido em que juntam a Rafaela nomes modernos ou pouco clássicos, com exceção dos compostos mais utilizados. Em 2013, os compostos mais usados com este nome foram Rafaela Alexandra (17), Rafaela Filipa (14), Rafaela Sofia (13), Luana Rafaela (10) e Ana Rafaela (6). Em 2014 os compostos foram os mesmos com a substituição do 5º por Bruna Rafaela (7). Em São Paulo destacam-se Rafaela Vitória (41), Rafaela Aparecida (25), Maria Rafaela (24), Rafaela Cristina (18) e Sophia Rafaela (18). Pessoalmente sou fã de compostos, acho muito cativante a arte de combinar nomes, mas quando penso em Rafaela realmente acredito que este é um nome muito forte e pode muito bem ser utilizado sozinho sem adereços, por outro lado Ana Rafaela parece-me elegante e Rafaela e Valentina parece-me um par muito romântico!

Por fim, resta dizer que se trata de um nome hebraico, usado na Bíblia no masculino Rafael, רָפָאֵל (Rafa'el), que significa curado por Deus. Como referências temos Rafaela de Herrera, uma heroína nacional de Nicarágua e Rafaela de Miranda Travalão, uma jogadora de futebol brasileira.

Que acham deste nome?


Fontes Consultadas:
Ana Belo (1997) Mil e tal Nomes Próprios, ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, NameBerry, O Blog dos Nomes (Rafael), SPIE.

8 comentários:

  1. Hoje gosto de Rafaela, consigo notar a elegância do nome. Gostaria de saber mais sobre o nome Anabela, achei bem distinto, romântico e internacional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Anotámos o seu pedido, faremos por responder o mais rapidamente possível :)

      Excluir
  2. Adoro nomes terminados em ela e acho Rafaela bonito, mas ainda prefiro a versão masculina.

    ResponderExcluir
  3. Em criança eu adorava, até era o nome que queria para a minha irmã . Hoje em dia não acho muita graça pois é um pouco datado.

    ResponderExcluir
  4. Nem preciso dizer que adoro, né? O que acho mais legal é que pelo menos aqui no Brasil é um nome visto em mulheres, moças e bebês :) não me imagino com outro nome, pois, como muito me dizem, eu realmente tenho "cara de Rafaela"

    ResponderExcluir
  5. conheço uma Rafaela idêntica à menina da foto, até me fez confusão olhar :p Do nome não gosto, prefiro a versão masculina.

    ResponderExcluir
  6. É um dos poucos nomes terminados com ela que eu gosto (seguido de Donatella, Stella e Daniela) mas a única coisa que eu não gosto nele é do apelido Rafa, acho muito feio :/

    ResponderExcluir
  7. Todas as Rafaelas que conheci são antipáticas, acham que sabem de tudo, sem contar a arrogância ....

    ResponderExcluir