sábado, 2 de julho de 2016

Minerva


Vou iniciar esta publicação por dizer que adoro o nome Minerva e que foi este o nome que dei a uma das minhas gatas. Minerva tem tudo o que eu gosto num nome: é mitológico, com história, raramente utilizado, forte, comprido, internacional, tem uma grafia exótica e uma sonoridade única e mais um fator positivo é que é o nome de uma das professoras da saga Harry Potter.

Minerva é um nome que deriva do latim e significa sabedoria, intelecto, deusa da sabedoria e das artes. No entanto, alguns etimologistas, acreditam que a origem deste nome seja na verdade etrusca, a partir da palavra Menrva . Outros estudiosos sugerem que a palavra etrusca tem origem a partir da raiz proto-indo-europeia men- que pode ser traduzida como mente ou pensamento.

Na mitologia romana, Minerva, é considerada a deusa das artes, da sabedoria, da ciência e da guerra, correspondente a Atena na mitologia grega.

Minerva começou a ser usado nos países de língua inglesa na época renascentista, no entanto, é conhecido pelas gerações atuais devido à saga Harry Potter, em que Minerva McGonagall, personifica uma bruxa que dá aulas na Escola de Magia e Feitiçaria em Howgarts de transfiguração e que, devido ao facto de ser uma animagus, se transforma em gata sem o uso da varinha.

Em Portugal, no ano passado, não houve nenhum registo do nome Minerva. No Brasil, segundo os dados do IBGE a frequência de Minerva até 2010 é de 387 pessoas.

Minerva é um nome com história não só mitológica mas também revolucionária. Minerva Mirabal era uma advogada e ativista dominicana, uma das três irmãs mortas pelo ditador dominicano Rafael Leónidas Trujillo, foi uma das primeiras mulheres a adquirir o título de Drª, tirou o curso de direito pela Universidade Autónoma de Santo Domingo, em 1957.

Uma curiosidade que poucas pessoa devem ter conhecimento é que o verdadeiro nome da Minnie Mouse, é na verdade, Minerva.

O único ponto negativo que para mim Minerva tem é o trocadilho “me inerva”, mas perante tantos pontos positivos, essa brincadeira é um grão de areia no deserto.

Ana Carvalho.

Qual a vossa opinião sobre Minerva?


Fontes consultadas:
IBGE, Público, Behind the Name, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipedia.

8 comentários:

  1. Ganha pontos por ser nome mitológico, mas a lembrança do "me enerva" me incomoda um pouco.

    ResponderExcluir
  2. Por ser mitológico, já gosto. Mas acho a sonoridade um tanto perturbadora, como Morgana.

    ResponderExcluir
  3. Acho cômico mas para um animal de estimação acho o máximo.

    ResponderExcluir
  4. Comparando as deusas citadas, acho Atena um nome bem mais "apetecível" do que Minerva que acho um bocadinho ríspido.

    ResponderExcluir
  5. Não usaria, mas gosto da personagem mitológica. Poderia se usar Minnie é parecido, mas lembra a ratinha namorada do Mickey rs ...mas não vejo tanto problema assim.

    ResponderExcluir