sexta-feira, 7 de julho de 2017

Nomes Femininos da Saga "Game of Thrones"


Com a nova temporada de GOT à porta nada melhor para celebrar aqui no nosso Blog do que trazer alguns nomes femininos da saga. Como sabem, as personagens são imensas e seria quase impossível abordar todas. Por isso, selecionei 20 nomes femininos das personagens mais marcantes de Game of Thrones que acho bonitos e perfeitamente usáveis.

  • Arya (alternativa sugerida: Ária) - Arya é considerado nome unissexo. A sua origem está numa antiga raiz indo-iraniana que significa nobreArya Stark é uma das personagens principais e, se me permitem, uma das minhas preferidas! Arya rejeita a ideia de que tem de aprender todas as etiquetas e deveres "de uma senhora". Em vez disso, ela é fascinada pelo uso das armas. Ela acredita que pode escolher o seu destino e que não deve ser obrigada a casar por interesses. Ela é determinada, destemida e feroz... como um lobo. 
  • Brienne (alternativa sugerida: Briana) - Possível variante de Brianne que for sua vez é a forma feminina de Brian. A origem do nome é celta e o significado é colina. Brienne the Tarth destaca-se pela sua altura e robustez, é uma guerreira extraordinária que promete a Catelyn selar por Arya e Sansa
  • Catelyn (alternativa sugerida: Catarina) - Variante de Caitlin. Caitlin é a forma irlandesa de Cateline que vem do francês antigo Katherine. Este nome é de origem grega, a sua etimologia é bastante debatida e portanto os significados derivam entre cada um dos dois, tortura, minha consagração do seu nome e puro. Catelyn é a senhora de Winterfell. Casada com Eddard Stark, ela é uma mãe carinhosa e bondosa para os seus filhos. 
  • Cersei (alternativa sugerida: Ceres) - A ideia deste nome veio da feiticeira da mitologia grega, Circe. Este é  um nome de origem grega que significa pássaro. Conhecida com uma das mulheres mais belas dos Sete Reinos, Cersei, mantém uma relação incestuosa com o irmão gémeo, Jaime. Esta é uma das personagens mais intrigantes de toda a saga. 
  • Daenerys (alternativa sugerida: Daiana) - Nome inventado pelo escritor e autor americano George R.R. Martin. Mesmo para quem não acompanha GOT, julgo que pelo menos uma vez devem ter ouvido este nome. Daenerys Targaryen, também conhecida como Khaleesi ou Mãe dos Dragões, é uma das personagens mais complexas e apaixonantes do enredo. 
  • Doreah (alternativa sugerida: Doroteia) - Origem no grego antigo e significa bom. Doreah era uma escrava sexual. Ela foi comprada pelo irmão de Daenerys com a intenção de ser serva desta. 
  • Ellaria (alternativas sugeridas: Eloá ou Éris) - Consta-se que será possivelmente mais uma invenção do autor da saga. A ideia era juntar os nomes Elia e Aria. No entanto, existe Elaria, que é a forma medieval inglesa de Eulalia. Ellaria é amante do príncipe Oberyn Martell. Depois deste ser morto, ela arquiteta um plano para matar Myrcella numa tentativa de vingança a Cersei. A verdade é que ela acaba mesmo por matar a filha de Cersei, envenenando-a quando esta partia para Porto Real. 
  • Gilly (alternativas sugeridas: Giana ou Gilma) - Forma moderna do nome Gily. Significa minha alegria em hebraico. Gilly é uma das filhas e esposas de Craster, visto que ele tinha o costume de casar com as filhas, quando a Patrulha da Noite a encontra, ela está grávida do próprio pai.
  • Lysa (alternativa sugerida: Lisa) - Variante de Lisa que é a forma encurtada de Elisabete. O significado é o meu Deus é juramento e a origem é grega. Lysa é a Senhora Regente do Vale que governa em nome do seu filho Robin. Depois de uma vida a trair a própria família e a conspirar contra os Sete Reinos, Lysa não teve um final feliz, pois o seu apaixonado Petyr, empurrou-a pela Porta da Lua, condenando-a a uma morte certa. 
  • Margaery (alternativa sugerida: Margarida) - Nome "alterado" propositadamente para a personagem. O nome parte de Marjorie, forma medieval de Margery, o significado do nome é pérola. Margaery torna-se rainha consorte após casar com Joffrey e mais tarde, após a morte deste, com o irmão mais novo, Tommen. Morreu na explosão do grande septo de Baelor, orquestrada por Cersei.
  • Melisandre ( alternativa sugerida: Melissa) - Mais uma adaptação de George R.R. Martin. Este nome foi baseado em Melisande. Um nome de origem germânica que significa trabalho. Também conhecida com a Mulher Vermelha, ela é seguidora de uma divindade que não é adorada em Westeros. Stannis e Selyse tornaram-na numa conselheira próxima. 
  • Meera (alternativa sugerida: Mira) - Este nome significa mar, oceano em sânscrito. Fiel companheira e protetora de Bran Stark que é extremamente boa a manejar armas. 
  • Missandei (alternativa sugerida: Meilini) - Outra invenção do escritor. Não existem origem ou significado conhecidos. Missandei era uma escrava tradutora na Baía dos Escravos, mas após a libertação de Daenerys, elas tornam-se próximas ao ponto da Mãe dos Dragões a considerar uma conselheira de confiança.
  • Myrcella (alternativa sugerida: Marcela) - Transformação do nome Marcella para o uso na saga. Nome de origem latina com o significado consagrado ao deus Marte. Myrcella é vista como a única filha do rei Robert e Cersei, mas na verdade, ela é fruto da relação de Cersei e Jamie
  • Osha (alternativa sugerida: Olga) - Nome unissexo que significa filha do sol. Osha é uma mulher do Povo Livre (também designados selvagens) que serviu a casa Stark. Morreu ao ser esfaqueada no pescoço por Ramsay.
  • Roslin (alternativas sugeridas: Rosália ou Rosalina) - Nome geográfico. Roslin é uma aldeia na Escócia. Roslin Tully é uma das filha de Walter Frey. Ao contrário das irmãs, ela é muito bonita. Foi dada em casamento pelo pai a Robb Stark como sinal de aliança entre as casas. No entanto, ele apaixona-se por Talisa e o casamento perde o efeito.
  • Sansa (alternativas sugeridas : Constança, Sancha ou Sância) - Origem no sânscrito charme, elogio. É a filha mais velha de Catelyn e Eddard. Sansa, ao contrária de Arya, é a típica donzela. Sonha em um dia tornar-se rainha e gosta de tudo o que envolta o padrão comportamental feminino de uma princesa. 
  • Shae (alternativa sugerida: Siena) - Variante de Shea. Tem dois possíveis significados ou admirável ou falcão em gaélico. Shae é uma prostituta que começou uma relação exclusiva com Tyrion. Ela acaba por morrer antes de conseguir escapar para Pentos.
  • Tyene (alternativas sugeridas: Taís ou Tiana) - Nome inventado pelo escritor sem nome base antecedente. O significado e a origem são desconhecidos. Filha bastarda do príncipe Oberyn e Ellaria. Ela é conhecida por ser muito boa com venenos. 
  • Ygritte (alternativa sugerida: Ingrid) - Outra criação de George Martin. Para mim, uma das frases mais icónicas desta saga é "You know nothing, Jon Snow" que foi proferida por esta personagem. Ygritte é uma mulher do povo livre que vive a norte da muralha, ela envolve-se com Jon Snow e juntos vivem um romance escaldante que infelizmente termina cedo. 
Espero que esta publicação tenha sido do vosso agrado, à semelhança do que fez a Patrícia, decidi deixar sugestões que me parecem semelhantes aos nomes utilizados, especialmente para os leitores de Portugal, que têm restrição devido à lista de nomes aceites. Este post ajudou-me a recordar os episódios das séries passadas e posso afirmar que estou ansiosa para que esta nova temporada comece. 

Quem mais é fã de Game Of Thrones? Existe algum nome que usariam?


Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, Nameberry, Wikipédia, O Blog dos Nomes 

8 comentários:

  1. Eu sou fã mas mais dos livros porque la tem o Victarion Greyjoy que eu amo!
    O nome que menos gosto é Caitlyin e o que mais gosto é Theon que não foi mencionado. Desses prefiro Arya.

    ResponderExcluir
  2. Theon não foi mencionado porque esta é apenas a lista dos nomes femininos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh pois é que estupidez 🤣 dos femininos prefiro Sansa.

      Excluir
  3. Ótimo post Ana! Obrigada pela lembrança ;) Dos nomes da série nenhum me encanta, gostei mais das sugestões alternativas. Gosto de Catarina, Eloá, Ingrid, Marjorie, Melissa

    ResponderExcluir
  4. Que texto legal, muito abrangente.
    Não assisti a série, achei os nomes super estranhos aos meus ouvidos, mas destaco dois pontos: 1- a semelhança entre Arya e Ádria; Sansa e Sancha e 2- o anagrama de Cersei: Cerise.

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito! Eu acho que os nomes são compatíveis com o estilo medieval da série. Adoro a história da série, é muito interessante e, na verdade, verei o próximo capitulo de #GameOfThronesS7. Realmente promete muito esta nova temporada, os primeiros capítulos que tenho visto são ótimos! Eu recomendo.

    ResponderExcluir
  6. Acho Eulália e Rosália simplesmente maravilhosos¹

    ResponderExcluir