quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Atena/Athena


Agora com a base de dados os portugueses têm uma maior liberdade na hora de nomear os seus filhos. Há nomes que me deixaram muito entusiasmada e Atena/Athena é um deles.  

De significado incerto, Atena/Athena é um nome de origem grega. Athena é provavelmente uma das deusas mais conhecidas da mitologia grega. Filha de Zeus, ela é considerada a deusa da sabedoria, da civilização, da estratégia em batalha, das artes, da justiça e da habilidade. A esta deusa não faltam atributos e convenhamos que o nome em si é muito bonito. A sua deusa equivalente na mitologia romana é Minerva

Já ouvi opiniões que defendem que Atena lembra a palavra antena e por esta razão, preferem a grafia e sonoridade de Athena. Pessoalmente, também prefiro ver o nome grafado com th. Quando à parecença com antena, não vejo isso como impedimento para este nome, aliás, acho que é exatamente por causa dessa associação que este nome me lembra a Primavera! 

Descrita por Homero como Athena de olhos cintilantes, esta deusa é ainda a padroeira de Atenas. No mundo da fantasia, Athena desempenha o papel de mãe de Ariel, no filme "A Pequena Sereia".  

Este antropónimo está no seu auge nos Estados Unidos, no ano passado, Athena ficou colocado em 142º lugar do ranking nacional e tudo aponta para que o nome vá arrecadando mais registos ano após ano. 

Em Portugal, em 2016, nem Atena ou Athena foram registados. Em 2015, Atena foi escolhido apenas para 1 menina e Athena não teve nenhum registo. Em 2014, tal como no ano passado, nenhum dos nomes foi registado. 

No estado de São Paulo, no ano que passou, Atena foi o nome designado para 5 bebés e Athena para 20. Em 2015, não nasceu nenhuma Atena e foram registadas 4 Athena. Tenho de admitir que fiquei surpreendida com os dados do IBGE. Entre as décadas de 1990 e 2000 somente foram registadas 66 Atena, sendo que a frequência do maior número de crianças com este nome foi nos anos 90. Com Athena, acontece exatamente o oposto, o número de registos de crianças com este nome está a aumentar significativamente. Desde 1980 a 2000 foram registadas 88 pessoas do sexo feminino com este antropónimo e o ano de maior registos foi em 2000. O estado em que mais nascem bebés Athena é em São Paulo. 

A personalidade mais conhecida portadora deste nome é Athena Marguerite Françoise Marie, a princesa da Dinamarca. Algumas celebridades  também escolheram este nome para as suas filhas. Vou dar destaque a Athena Olivia (que lindo composto!) filha de Joe Francis e Abbey Wilson e Penelope Athena filha da atriz Tina Fey. 

Lá fora, Atena não tem tanta visibilidade como Athena, por essa razão não encontrei nenhuma informação de personagem ou pessoa de destaque portadora deste nome.  

Eu gosto de Athena/Atena e agora que podemos ser um pouco mais arrojados e escolher nomes que antes nos eram impossibilitados, acho que ambos os nomes são uma boa aposta nos anos que se seguem. Por curiosidade, preferem Atena ou Athena

Para saber mais sobre nomes da mitologia grega, pode aceder a este link


Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, ARPEN/SP, IBGE, BabyNamesPedia,Think Baby Names, Nameberry, Dicionário de Nomes Próprios, O BLOG DOS NOMES. 



12 comentários:

  1. Respostas
    1. Sim, são. Athina é a forma grega moderna de Athena.

      Excluir
    2. Na novela A Regra do Jogo (2015 e 2016) , Giovanna Antonelli foi a ambiciosa Atena.

      Excluir
    3. Athina ou áthina é mais bonito, mais glamour do que Athena. A semelhança com antena complica muito.

      Excluir
  2. Acho um nome bonito mas para países lusófonos não é interessante. Piadinhas com antena certamente surgiriam.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto da personagem mitológica. Não usaria por causar piada com antena. Já Athina lembra o verbo "atinar"...mas eu gosto de Tina/Thina, acho fofíssimo! Acho que o par Thina e Talía bem bonito :)

    ResponderExcluir
  4. Athena é o nome da minha filha que está a caminho.

    ResponderExcluir
  5. minha filha se chama athena e nasceu na virada 31/12/22

    ResponderExcluir
  6. Minha filha se chama Atena Katrina nasceu esse ano

    ResponderExcluir