domingo, 24 de julho de 2016

Camilo


Um nome masculino que tem vindo a ser esquecido pelos nossos povos, ao contrário do seu feminino que é cada vez mais comum. O que realmente me faz gostar de Camilo é aquele ar descontraído de intelectual reservado que casa maravilhosamente bem com aquele cheirinho provinciano que o nome parece trazer. Acho maravilhoso, uma ternura!

Confesso que me lembra imediatamente o nosso grande intelectual português, o escritor do século XIX, Camilo Castelo-Branco que escreveu romances maravilhosos, como Amor de Perdição. Assim, o associo às artes, também por via do poeta Camilo Pessanha e do ator Camilo de Oliveira. A não esquecer, também, o escritor espanhol Camilo José Cela, Prémio Nobel da Literatura.

Por não ser um nome muito visto em crianças, é possível olhar para Camilo como um nome antigo. Alguns dirão ultrapassado, mas eu diria que é perfeitamente recuperável e uma escolha bem original nos nossos dias, pelo menos em Portugal. Foi um nome muito estável durante o século XX, tendo em média 40 registos por ano (uso mais recorrente do que Camila), até 1980, altura em que começa a desaparecer. Recentemente, sabe-se que em 2013 foi registado um Camilo Henrique, em 2014 foi registado um Camilo Luquene e uma Olívia Camilo, e em 2015 foram registados três meninos com este nome.

No Brasil o interesse por este nome parece ter sido maior no passado, sobretudo na década de 80, onde se estima uma média de 2000 registos. No geral dos anos e dos estados, aponta-se para a existência de cerca de 14.000 pessoas com este nome, um número relativamente baixo para o território brasileiro. O nome tem vindo a desaparecer das escolhas das famílias brasileiras ao longo dos anos, sabendo-se que em 2015, em São Paulo, foram registados 3 meninos com este nome e que foram também registados compostos como Arthur Camilo, Davi Camilo, Gabriel Camilo, Matheus Camilo, Miguel Camilo ou Pedro Camilo. Este último, particularmente, é um composto que acho muito bonito.

Na sua origem, começou por ser um cognome romano de origem etrusca, cujo significado é desconhecido. Conforme explica a Pilar Monteiro na publicação sobre Camila, “há quem relacione Camillus com a palavra latina camillus, que significa um jovem empregado em serviços religiosos e alguns sites até apontam servidor como possível significado, mas outras fontes acreditam que este não está correto.”

Pessoalmente, olho para Camilo como um nome vintage e com potencial. Se recuperámos outros nomes antigos e lhe atribuímos um cunho moderno (Augusto ou Valentim) nada impede que o mesmo seja feito com Camilo. Talvez o gosto por Camila possa atrapalhar um pouco este interesse pela versão masculina, mas o tempo dir-nos-á se Camilo se tornará uma opção requisitada nos próximos anos!

Gostam deste nome?


Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, NameBerry, O Blog dos Nomes (Camila), SPIE.

11 comentários:

  1. Augusto é considerado moderno? Quanto a Camilo, é engraçado que adoro Camila e Milo, mas não gosto nada, nada de Camilo, não sei porquê mas irrita-me.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Augusto consta no Top 100 masculino do Brasil, Valentim consta no Top 100 masculino de Portugal. O inverso não se verifica. São dois nomes com conotações semelhantes, embora sejam incomparáveis no mesmo país.

      Excluir
  2. Não gosto nada de Camilo mas acho graça a Camila. Acho que Camilo tem uma sonoridade triste, nada apelativa.

    ResponderExcluir
  3. A foto está um encanto, adorei! Em relação à Camilo, acho que é um daqueles nomes que só ficam bem no feminino. O mesmo acontece com Heleno e Mariano, por exemplo. Pode ser uma questão de costume,mas no momento é assim que o vejo.

    ResponderExcluir
  4. O texto está muito bom. Quase me convenceu que Camilo pode ser equiparado à Augusto... quase.
    Acho um nome muito feminino, eu estranho deveras no masculino. Realmente não soa bem.

    ResponderExcluir
  5. Camilo é um nome lindo, tive a oportunidade de conhecer dois Camilos e eram pessoas maravilhosas! Com toda certeza do mundo meu filho terá o nome Camilo em sua composição! Meu falecido irmão era Camilo e em homenagem meus filhos serão Camilo como o tio.

    ResponderExcluir
  6. Emilio camilo heleno sao nomes muitos lindos. Ta faltando o post do Heleno!
    Um ator brasileiro, João Baldassarini colocou o nome Heleno no filho , lindo!

    ResponderExcluir
  7. Mi chamo Camilo Souza acho top meu nome
    Tava buscando aqui o significado do meu nome até que ache legal "mensageiro"
    Se bem que tenho sim um grande dom com palavra de Deus pois tenho vontade se pregado da palavra de Deus

    ResponderExcluir